segunda-feira, 20 de maio de 2019

Como fazer repelente caseiro



Introduza legenda para imagem (opcional)

Para quem quer se proteger contra os temidos mosquitos da dengue, que transmitem várias doenças que causam muito desconforto e não podem gastar com repelentes que sabemos que não são muito baratos, a dica é fazer você mesmo seu repelente e que terá a mesma eficacia dos que são comprados em farmácias e mercados.
Sabemos que no verão a incidência da doença aumenta mais, principalmente por causa das chuvas, a água acaba ficando parada o que se torna um criadouro para o mosquito. Mas é melhor forma de se proteger é evitando que esse mosquito apareça.
Então cubra bem seus recipientes de água parada, vire as garrafas de cabeça para baixo, mantenha o seu ambiente limpo e seguro para você e seus vizinhos.
  • Repelente caseiro para borrifar no corpo
Para esta receita, utilize 500 ml de álcool; 2 colheres de sopa de cravo da índia e 100 ml de óleo de amêndoas doce.
Coloque o álcool numa garrafa de vidro de 1 litro e adicione os cravos. Deixe o cravo no álcool por 4 a 8 dias, agitando algumas vezes durante o dia – quanto mais agitado e infuso, mais concentrado fica. Dessa forma, o álcool extrai o óleo essencial do cravo. Depois do tempo determinado, acrescente o óleo de amêndoas e coe tudo.
Ponha em frascos com tampa borrifadora e aplique em determinadas regiões do corpo, as mais expostas. A reaplicação deverá ser realizada de 6 em 6 horas.
  • Repelente elétrico cítrico
Aqueles difusores elétricos, de colocar na tomada, podem ser mais sustentáveis. Sabe como? Muito simples: corte a casca de laranja ou de limão, mais ou menos na largura do espaço para o refil industrial. Então, coloque-o no local e ligue o aparelho. O aquecimento, gerará a liberação do ácido cítrico, que repelirá os mosquitos.
  • Plante em casa
Algumas plantas têm alto poder repelente e podem ser plantadas em casa. Vejamos algumas entre as principais:
* Citronela: com poder repelente, sobretudo ao mosquito da dengue, pode ser cultivada em casa mas mantendo-a longe de crianças e animais de estimação pois suas folhas são tóxicas. Caso não consiga plantá-la, óleos essenciais de citronela em difusores já ajudam bastante.
* Hortelã: é facilmente plantada em qualquer jardim e repele formigas e outros insetos. Para evitar que as formigas entrem em casa, basta despejar um pouco do óleo essencial da planta, que isso será resolvido. O seu odor também desagrada aos mosquitos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário